Qual a diferença entre mentoria e consultoria?

A gente ouve muito em mentoria e consultoria, mas que raios é uma e outra? Entenda de uma vez a diferença entre elas.

Qual seria a melhor solução para seu momento como empresa?

A mentoring, também chamada de tutoria, é um método muito utilizado para efetivar uma interação pedagógica. Os tutores acompanham e comunicam-se com seus alunos de forma sistemática, planejando, dentre outras coisas, o seu desenvolvimento e avaliando a eficiência de suas orientações, de modo a resolver problemas que possam ocorrer durante o processo de aprendizagem.

O mentor é a pessoa que vai ter uma visão ampla do seu negócio. Demanda um tempo maior, onde o profissional será seu conselheiro, como um padrinho para seu negócio. No caso de uma mentoria de marketing, é feito reuniões para entender a fundo e traçar uma estratégia para atingir o objetivo da empresa.

Para isso, são marcadas reuniões periódicas, presenciais ou online, em que o mentor compartilha suas experiências e dá direcionamentos para que o empreendedor conquiste melhores resultados e supere obstáculos.

A consultoria, por outro lado, é realizada por uma pessoa ou empresa contratada que imerge no negócio com o intuito de solucionar determinada  dificuldade que o empreendedor enfrenta. Para auxiliar na resolução deste problema, o consultor precisa conhecer a fundo a estrutura e a atividade de seu contratante. E mostrar o caminho a ser trilhado, mas não acompanha a estratégia.

Uma consultoria de redes sociais por exemplo, pode servir para que o profissional faça uma análise nas métricas, resultados e outros setores da empresa para que aponte os pontos positivos e negativos. Propondo uma solução mais rápida para resolver determinado problema.

Consultoria:substantivo feminino: 1. ação ou efeito de dar consultas, conselhos etc. 2. ação ou efeito de (um especialista) dar parecer sobre matéria da sua especialidade.

Mentoria: substantivo feminino: 1. Ofício, trabalho ou cargo do mentor, daquele que aconselha; aconselhamento. 2. Prática de ajudar ou de aconselhar uma pessoa menos experiente, durante um período de tempo.

Resumindo:

Na consultoria, o especialista compartilha o seu conhecimento e orienta o cliente nas suas demandas.

Na mentoria, o mentor aconselha e ajuda o mentorado que tem menos experiência, durante um período, auxilia o empresário para que atinja os objetivos. O mentor, anda ao lado.