O que faz um gestor de tráfego?

O gestor de tráfego, tambem conhecido como gestor de mídias pagas, é o profissional que faz o gerenciamento de anúncios pagos no mundo online. Ou seja: ele gerencia os investimentos de empresas em campanhas patrocinadas no Facebook, Instagram, Google, Youtube, LinkedIn e outras redes.

Ele tem uma verba mensal da empresa e com ela ele gerencia os anúncios do cliente. Além de subir campanhas, ele é responsável por analisar os relatórios das plataformas e entender se a campanha está dando retorno ao cliente ou não. Auxiliando nas estratégias e otimizando a verba que lhe foi destinada em relação ao “Objetivo” da empresa, que pode ser de Branding, Captação de Leads, entre outros.

O trabalho não se resume apenas a patrocinar campanhas, mas também a entender se elas estão dando retorno. Como conversar com a empresa sobre as vendas, ROI (retorno sobre investimento) entre outros. E é ai que vemos a grande diferença entre o gestor de tráfego amador e o profissional.

O amador sabe apertar os botões, mas o profissional tem sentido crítico e estratégico, para analisar se as campanhas estão dando resultados para o cliente e sugerir alterações.

Um bom gestor de tráfego, entende de SEO (search engine otimization), Copywriter, Vendas e muito mais!

A gestão de tráfego trabalha em conjunto designer e um Copywriter, e diariamente em conjunto com o social media, quando a empresa tem redes sociais.